Especial Dia das Crianças

Balas e guloseimas para as crianças?

As crianças podem consumir alimentos conhecidos como guloseimas em qual quantidade e freqüência?

Resposta: Nenhuma criança consegue ficar fora dessa. As mães devem estipular um dia da semana para estas tentações (exemplo: sexta-feira). A quantidade a ser ingerida vai depender da idade, altura e estrutura óssea da criança e se fazem ou não atividade física. Fica difícil a criança resistir quando esta tem acesso fácil a estes alimentos. (o ideal e não ter em casa). Existem no mercado balas de mel (contém vitaminas que outras não tem).

 

O que o consumo excessivo desses alimentos pode causar para a saúde das crianças?

Resposta: Cáries nos dentes (perda de dentes sadios), sobrepeso e obesidade, cabe salientar que quando a criança engorda nesta idade, ela terá sempre uma pré disposição a ser gorda na idade adulta (para sempre).

 

O que acontece se a criança trocar uma refeição por essas guloseimas?

Resposta: Uma refeição não irá matar ninguém, mas este ato não deve ser um hábito, pois além de engordar, estas poderão ter várias carências nutricionais (não sendo nada sadio).
A falta de alguns nutrientes (vitaminas, minerais, etc.) podem ocasionar doenças.

 

Qual é o consumo ideal desses alimentos para as crianças?

Resposta: 1 vez por semana, mas sem exageros.

 

Como as mães podem modificar o hábito alimentar da criança que não vive sem essas guloseimas?

Resposta: É um trabalho de mudança de hábito da casa (inclusive os pais deverão deixar de comprar estes alimentos, para não te-los em casa). Existem vários alimentos que poderão ser substituídos por estas guloseimas, contendo menos gordura e açúcares (calorias). O melhor seria os pais procurarem um profissional para melhor orientá-los para esta mudança de hábito, um nutricionista (cabe a ele levantar o hábito alimentar da casa e indicar as melhores opções de consumo)

 

Como a mãe deve agir quando a criança se recusa a comer vegetais, por exemplo. As guloseimas podem servir como moeda de troca para que a criança se alimente adequadamente, ou essa prática não é a ideal?

Resposta: Não no mesmo dia, se a criança se comportar bem durante a semana (se houver um esforço em experimentar e comer frutas e vegetais), terá sua recompensa (exemplo: na sexta-feira).

 

Qual dessas guloseimas fazem mais mal para a criança?

Resposta: Tudo vai depender da frequência e quantidade, mas alimentos com corantes e gordura hidrogenada são os menos indicados.

 

Matéria publicada em Outubro de 2003.

 

Avenida Queiroz Filho, 1700 - Star Tower - Bloco E - Sala 704 - Alto de Pinheiros - São Paulo - SP - Brasil
Próximo à Estação Villa Lobos
Tel.(11) 9-9301-4374

Desenvolvimento:
Desenvolvido por G7 Informatica