Matéria Chocolate no calor faz mal?

A “oitava maravilha do mundo” assim é visto o chocolate por milhares de pessoas do mundo todo. Porém, muitos admiradores reduzem o consumo durante os dias quentes, ressabiados de que o alimento possa fazer algum mal à saúde. Segundo a nutricionista Roberta Nogueira, isso é pura lenda. O chocolate não irá fazer nenhum mal no verão, desde que não seja consumidos em excesso, pois contém uma quantidade considerável de gordura. Vale salientar que os chocolates (com açúcar, diet ou light) não devem ser consumido por pessoas com o triglicérides elevado ou com algum problema gástrico como gastrite ou esofagite”.

A especialista lembra que as pessoas costumam consumir menos doces no verão, já que sentem mais sede. “Mas não são todos que consomem menos chocolate nessa época do ano, pois sabemos que existem aquelas que não vivem sem um docinho, os chamados de chocólatras”, explica.

Para quem não quer correr o risco de sempre cometer abusos, uma saída é substituir o chocolate (barras, achocolatados, sorvetes) por opções mais saudáveis, menos calóricas. O importante é comer pouca quantidade, assim evitamos o exagero.

É uma questão de controlarmos os nossos impulsos. Exemplos menos calórico: cereal em barra light com chocolate ou um bombom de frutas ou flans de  frutas light, bolo de banana com cobertura de chocolate dietético e as mais saudáveis como: salada de frutas, frutas secas ou frutas, que além de matarem a vontade de comer um doce , também hidratam, como por exemplo a melancia e o melão.

 O chocolate “diet” é um capítulo à parte. A pesar do nome o produto também possui gordura, garante a Nogueira.
“O chocolate sempre visto como grande vilão por ser fonte de energia e conter muitas calorias, mas
por outro lado tem um sabor gostoso e cheiro inigualavél, muito peculiar.

Não há relatos que causam dependência, mas a preferência é da maioria das mulheres que sempre na fase pré mestrual têem mais vontade de comer um docinho, pelos níveis de serotonina estarem mais baixos neste período. Há estudos que os doces com alto índice glicêmico (exemplo: compotas de frutas feitas com açúcar) também têm mais condições de promover síntese de seretonina e consequentes melhoras no humor e na ansiedade, nesta fase de TPM.”

Matéria publicada em janeiro de 2004.

 

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