Matéria Festa Junina com comidas típicas e light

As festas Juninas têm origem em antigos cultos pagãos, em que se homenageava a fertilidade da terra. Não é à toa que estão ligadas à comida, à base de milho e amendoim. Dependendo da região do país, os pratos variam de nome e o preparo também.

PERGUNTA: Quais as três comidas mais típicas para as tradicionais festas juninas?

RESPOSTA: As comidas mais típicas nas festas juninas são conhecidas como canjica, pé de moleque  e doce de abóbora. A Canjica em São Paulo é feita com leite de vaca. No Nordeste é chamada de mungunzá nordestino, só que feita com leite de côco. 

 

PERGUNTA: Quais os riscos de ganhar peso que as pessoas correm quando vão para festas juninas e comem de tudo? Favor citar valores calóricos dos principais produtos consumidos nessas ocasiões.

RESPOSTA: Não é num único dia festivo que se vai ganhar tanto peso, mas podemos evitar isto com algumas receitinhas light e diet.

O problema é que pessoas (crianças, jovens, adultos e idosos) com gastrite, úlcera, diabetes, colesterol e triglicérides elevados, não devem consumir estas guloseimas para não complicarem o quadro em que se encontram.

Veja o valor calórico de alguns alimentos.

Pé-de-moloque: uma unidade de 20g têm 87,60kcal, em 100g são 438kcal.
Pipoca: um saco pequeno de 15g têm 67,20kcal, em 100g são 448kcal.
Canjica: uma concha média cheia de 120g têm 135,60kcal, em 100g são 113kcal.
Arroz doce: uma concha média cheia de 140g têm 229,60kcal, em 100g são 164kcal.
Doce de abóbora com côco: uma colher de arroz cheia de 115g têm 238,05kcal, em 100g têm 207kcal.
Milho verde: uma espiga grande de 100g têm 132Kcal.

 

PERGUNTA: Poderia orientar quais os alimentos menos calóricos que as pessoas poderiam provar nessas ocasiões?

RESPOSTAS: Além da receita mais light que preparei, o milho verde e a canjica são os que têm menos calorias em cada 100g e por isso são os mais indicados.
Não esqueça que tudo que comemos com exagero, engorda, mesmo sendo menos calóricos.


PERGUNTA: Como fazer uma festa junina light?

RESPOSTA: Faça receitas mais light.

 

PERGUNTA: Para quem quer fazer uma festa junina em casa qual seria a dica saudável?

RESPOSTA: Dicas mais saudáveis para você não ficar fora dessa:

Quando você estiver pronta para seguir aquela receita que você herdou da sua avó, muitos ingredientes podem ser substitídos por versões light e diet, como o açúcar refinado que pode ser trocado pelo adoçante dietético; a margarina tradicional, pela versão light. O leite integral, pelo desnatado.
Procure sempre o produto industrializado com menos calorias, com pouca quantidade de gordura e sem açúcar.

Vale salientar que crianças não devem consumir diariamente adoçantes dietéticos na fase de desenvolvimento físico, exceto as diabéticas.

 

PERGUNTA: Guloseimas prontas. Quais os riscos para a saúde?

RESPOSTA: Se os alimentos estiverem com a data vencida, podem provocar diarréias, vômitos, etc e dependendo do microorganismo ingerido, a reação ainda pode ser pior.
O amendoim é um grande vilão, pois há uns cinco anos atrás aves na Inglaterra morreram depois de consumirem o farelo de amendoim feito no Brasil. A aflatoxina é uma substância tóxica encontrada no amendoim e pode causar diversos efeitos, interferindo no sistema imunológico do homem e dos animais. A “ Organização Mundial da Saúde considera a aflatoxina uma das substâncias naturais de maior potencial cancerígeno”. Isso não quer dizer que ao comermos um pé-de-moleque com aflatoxina iremos morrer de câncer, mas podemos sofrer efeitos a longo prazo, dependendo da frequencia e da quantidade do consumo do mesmo, contaminado.


PERGUNTA: Qual a sua sujestão para fazer uma festa junina em casa?

RESPOSTA: Minha sujestão é mais light como: uma pipoca de microondas sem margarina e óleo vegetal (principalmente sem gordura hidrogenada); um bolo de fubá feito com leite desnatado, margarina light, adoçante dietético e queijo minas curado; doce de abobóra, canjica e arroz doce feitos com adoçante dietético.

 

PERGUNTA: Quais são os alimentos que caem melhor. Que tem melhor digestão?

RESPOSTA: Para quem precisa de cuidados nutricionais decorrentes de algum desconforto gástrico, cuidado com os docinhos e tentações desta festança, pois poucos alimentos são indicados (exemplo dos permitidos: milho verde cozido e opções mais light, sem excesso de gordura e adição de açúcar)

PERGUNTA: Teria alguma dica light?

RESPOSTA:

RECEITA

Ingredientes:

1 xícara de (chá) de arroz integral, lavado e escorrido
1 pedaço de canela em pau
3 cravos-da-Índia      
½ colher de (chá) rasa de raspa de casca de laranja
1 xícara de adoçante dietético para forno e fogão
½ litro de água
½ litro de leite desnatado
½ colher de (chá) de canela em pó para polvilhar

Modo de preparo:

  1. Cozinhe o arroz, a canela, os cravos, a raspa de laranja, o adoçante e a água numa panela por 35 minutos, até que o arroz esteja macio.
  2. Adicione o leite quente e cozinhe sem tampar a panela, por mais 10 minutos.
  3. Retire do fogo, despeje em tacinhas, polvilhe com canela em pó e decore com cascas de laranja fininhas. Leve à geladeira até a hora de servir.

 

PERGUNTA: E em relação à bebida? Quentão, vinho quente, qual a melhor?

RESPOSTA: Prefira bebidas não alcóolicas, mas se consumir, beba com moderação (1 dose).Bebidas alcóolicas além de não fazerem bem, são calóricas. Minha sugestão é um chá bem quentinho, para aquecer este frio com baixa caloria.

Matéria publicada em julho de 2004.

 

Avenida Queiroz Filho, 1700 - Star Tower - Bloco E - Sala 704 - Alto de Pinheiros - São Paulo - SP - Brasil
Próximo à Estação Villa Lobos
Tel.(11) 9-9301-4374

Desenvolvimento:
Desenvolvido por G7 Informatica